25.1 C
Dourados
segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Cartunista Mauricio de Sousa completa 90 anos

Cartunista Mauricio de Sousa completa 90 anos nesta segunda-feira (27). Em entrevista, os filhos Mauro e Marina compartilharam lembranças, aprendizados e histórias do homem por trás de tantos personagens icônicos da Turma da Mônica.

“PaLabéns, MauLicio! ObLigado pelos quadLinhos!” Ao ler a frase, quase dá para ouvir a voz do personagem Cebolinha, com seu jeito único de falar, desejando feliz aniversário ao seu criador, Mauricio de Sousa, que completa 90 anos de vida nesta segunda-feira (27).

E não é só o amigo da Mônica que tem motivos para comemorar: para marcar a data, dois dos dez filhos do cartunista, Mauro e Marina, compartilharam lembranças, aprendizados e histórias do homem por trás de tantos personagens icônicos da “Turma da Mônica”, durante entrevista ao g1.

Os dois e o sobrinho Marcos Saraiva, filho da Mônica, comandam a MSP Estúdios, empresa responsável por criar conteúdos e expandir o universo da marca. Desde sua fundação, em 1959, a empresa já lançou mais de 400 personagens e vendeu mais de 1 bilhão de revistas.

“Espero que ele seja lembrado como um dos principais artistas do Brasil, um grande alfabetizador e incentivador da leitura, um grande empresário, um pai maravilhoso e um ser humano inspirador”, afirmou Mauro Takeda e Sousa.

“Eu espero que, daqui a 100 anos, as pessoas continuem com essa imagem do Mauricio visionário, desse Mauricio sonhador, Mauricio artista”, enfatizou Marina Takeda e Sousa.

Para comemorar os 90 anos do quadrinista, o prefeito Ricardo Nunes também enviou à Câmara Municipal de São Paulo nesta segunda-feira (27), um projeto de lei para tornar a obra do artista como Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade.

Legado

Cartunista Mauricio de Sousa completa 90 anos
Mauricio de Sousa, mais famoso e premiado autor de quadrinhos do país. — Foto: Claudio Belli/ Divulgação MSP

Segundo informações da Academia Paulista de Letras, Mauricio Araújo de Sousa nasceu em 27 de outubro de 1935, em Santa Isabel (SP).

Filho de Petronilha Araújo de Souza e Antonio Mauricio de Souza, é pai de dez filhos, entre eles Mônica, Magali, Marina e Mauro, que inspiraram personagens da Turma da Mônica.

Parte de sua infância, Mauricio viveu em Mogi das Cruzes, desenhando e rabiscando nos cadernos escolares. Aos 19 anos mudou-se para São Paulo e iniciou a carreira como repórter policial no jornal “Folha da Manhã”, que se tornaria a “Folha de S.Paulo”, e onde trabalhou por cinco anos.

Em 1959, criou seu primeiro personagem, o cão Bidu, marcando o início de sua trajetória como cartunista.

Nos anos seguintes, lançou diversas tiras e personagens até que, em 1970, publicou a primeira revista da Mônica, que se tornou um fenômeno editorial. Ele passou por editoras como Abril e Globo e, atualmente, está na Panini, com foco na internacionalização da marca.

A Academia Paulista de Letras destaca que Mauricio já publicou cerca de 1 bilhão de revistas e que suas criações chegam a aproximadamente 30 países, representando 86% das vendas do mercado brasileiro de quadrinhos.

Seu trabalho expandiu-se para livros, produtos licenciados (cerca de 3.500 itens, exportados para 90 países), animações, filmes, espetáculos, parques temáticos e campanhas educativas.

Consta ainda que o autor fundou, em 1997, o Instituto Cultural Mauricio de Sousa, responsável por campanhas sociais e educativas com alcance nas Américas, em parceria com entidades como Opas, OMS, Unesco e Unicef — que, em 2007, nomeou Mônica como Embaixadora do Unicef.

Entre os diversos reconhecimentos listados pela Academia, estão o Troféu Yellow Kid, a Medalha dos Direitos Humanos, o Prêmio da Academia Brasileira de Letras, homenagens internacionais e o título de Doutor Honoris Causa. Em 2010, Mauricio foi eleito para a cadeira nº 24 da Academia Paulista de Letras.

Fonte: Paola Patriarca/g1

Leia também

Últimas Notícias