Dourados registrou sensação térmica de 39,8ºC na tarde desta quarta-feira (18), ao mesmo tempo em que está sob dois alertas de tempestade emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válidos entre quinta-feira (19) e sexta-feira (20). A previsão indica possibilidade de chuva intensa, ventos fortes e até queda de granizo.
De acordo com o Guia Clima da Embrapa, a temperatura máxima nesta quarta foi de 37,6ºC, às 14h23, e a mínima de 22,7ºC, às 5h44. Por volta das 14h30, os termômetros marcavam 37,0ºC, mas a sensação térmica chegou a 39,8ºC, colocando o município em alerta de “Muita Atenção” para calor excessivo.
O primeiro aviso do Inmet, classificado como Perigo Potencial, prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Já o segundo alerta, com grau de severidade Perigo, aponta cenário mais intenso, com chuva entre 30 e 60 mm por hora ou acumulados de 50 a 100 mm por dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Nesse caso, o risco de corte de energia elétrica, danos em lavouras, queda de árvores e alagamentos é maior.
Para quinta-feira (19), a previsão é de mínima de 24ºC e máxima de 38ºC, com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. Na sexta-feira (20), os termômetros devem variar entre 25ºC e 38ºC, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já no sábado (21), a mínima prevista é de 23ºC e a máxima de 35ºC, com muitas nuvens, pancadas de chuva e possibilidade de queda de granizo.
Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, além de evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.
