A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) lançou oficialmente nesta quinta-feira (06), durante coletiva de imprensa, o IPTU Digital, uma ferramenta inovadora que vai gerar praticidade para o cidadão, sustentabilidade para o meio ambiente e economia para os cofres públicos. Por meio do site oficial da prefeitura e da assistente virtual “Doura”, a população contará com os serviços da Central do Cidadão na “palma da mão”, a partir de janeiro de 2026.
A secretária de Fazenda Suelen Nunes Venâncio, explicou que a decisão foi motivada após um levantamento realizado pela equipe técnica, que identificou um gasto de aproximadamente R$ 4 milhões nos últimos quatro anos apenas com a impressão dos carnês de IPTU e envio aos contribuintes através dos Correios. Além disso, constatou-se que 60% dos contribuintes já realizavam o pagamento via PIX, diretamente pelo site da Prefeitura, sem utilizar o boleto físico. Outros 10% dos carnês eram devolvidos pelos Correios por problemas de endereço ou entrega.
A praticidade do IPTU Digital também é uma das vantagens para o cidadão. “A iniciativa vai substituir os carnês impressos com acesso prático e online às guias de pagamento, o que vai gerar economia aos cofres públicos, promover sustentabilidade e facilitar o acesso dos contribuintes aos diversos serviços”, explicou Suelen Nunes. “Perseguir a economia dos recursos municipais para investir em melhores serviços para a população é determinação do prefeito Marçal Filho e com essa medida vamos deixar de gastar com impressão e postagem”, enfatizou.
O lançamento do IPTU Digital é resultado de meses de trabalho da Secretaria Municipal de Fazenda. “Essa é a missão que o nosso prefeito Marçal me passou e juntamente a nossa equipe técnica foi possível essa inovação e que venha ter economia para o município para a gente aplicar em serviços que sejam revertidos à nossa população”, destacou.
Para garantir que todos os contribuintes tenham acesso e compreensão ao novo sistema, a Prefeitura elaborou um plano de atendimento descentralizado, que será divulgado em janeiro. Serão vários pontos de apoio distribuídos pela cidade e distritos, inclusive na própria Central do Cidadão, oferecendo orientação e impressão de boletos para aqueles que assim preferirem. “Nosso objetivo é modernizar a gestão sem perder o atendimento humanizado”, destacou Jaime Ribeiro, gerente do Cadastro Imobiliário. “Vamos continuar próximos da população, oferecendo suporte e orientação em vários locais de Dourados”, completou.
Com o IPTU Digital, os contribuintes poderão emitir suas guias diretamente pelo site oficial da Prefeitura de Dourados (www.dourados.ms.gov.br), bem como as outras guias relacionadas a coleta de lixo e futuramente terão acesso a outros serviços. A partir de janeiro de 2026, o município contará também com a assistente virtual “Doura”, baseada em inteligência artificial, ferramenta que permitirá solicitar e emitir boletos de forma rápida, por meio de mensagens, semelhante a assistentes utilizadas por grandes empresas.
SUSTENTABILIDADE
Além da economia financeira e da praticidade, o IPTU Digital reforça o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade, pois reduzirá o consumo de papel e o impacto ambiental gerado pela impressão e transporte dos carnês. A substituição também busca evitar transtornos enfrentados em anos anteriores, como o extravio e danos causados pela chuva aos boletos.
Serviço: O acesso ao IPTU Digital será disponibilizado a partir de janeiro de 2026 no portal oficial da Prefeitura de Dourados. Os pontos de atendimento presenciais e a assistente virtual Doura também entram em operação no mesmo período.
