28.1 C
Dourados
segunda-feira, 10 de novembro de 2025

EUA bombardeiam mais dois barcos no Oceano Pacífico e matam 6; veja o vídeo

Ataque a embarcações foi anunciado pelo secretário de Guerra americano, Pete Hegseth, nesta segunda (10). Governo Trump realiza bombardeios desde setembro contra barcos que afirma estarem transportando drogas, porém não oferece provas para embasar acusações.

O Exército dos Estados Unidos bombardeou mais dois barcos no Oceano Pacífico, em região próxima à América Latina, anunciou nesta segunda-feira (10) o secretário de Guerra americano, Pete Hegseth. Os ataques ocorreram no domingo e pessoas 6 morreram.

Com os bombardeios anunciados nesta segunda, governo Trump já atacou 20 embarcações no mar do Caribe e no Oceano Pacífico, e o total de mortos chegou a 76.

“Ontem, sob a direção do presidente Trump, foram realizados dois ataques cinéticos letais contra duas embarcações operadas por organizações terroristas designadas. (…) Sob a liderança do presidente Trump, estamos protegendo nosso território e eliminando esses terroristas de cartéis que desejam causar dano ao nosso país e ao nosso povo”, afirmou Hegseth em publicação no X.

O secretário do governo Trump afirmou que havia três homens a bordo de cada uma das embarcações e, segundo dados da Inteligência americana, eles estavam associados ao contrabando de drogas e as transportavam por uma rota de tráfico conhecida no Oceano Pacífico.

Hegseth os chamou de “narcoterroristas”, porém não deu mais detalhes sobre as evidências achadas pelo governo americano para justificar os bombardeios. O secretário disse ainda que os ataques de domingo foram feitos em águas internacionais.

Trump disse “estar em guerra” contra cartéis de drogas latino-americanos e o presidente ordenou, em agosto, uma operação militar na região da América Latina contra esses grupos. Desde então, os EUA mobilizaram uma ampla presença militar na região e faz ataques recorrentes a embarcações no mar do Caribe e em regiões do Oceano Pacífico próximas à costa América Latina.

Os ataques a embarcações compõem uma estratégia de pressão ao governo Maduro, que é considerado chefe do Cartel de Los Soles pelos EUA. O presidente venezuelano acusa o governo Trump de realizar uma campanha de pressão que tem como objetivo o tirar do poder.

No final de outubro, a ONU pediu que o governo Trump pare com os ataques contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas. O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk chamou os ataques aos barcos de “execuções extrajudiciais”.

Fonteg1

Leia também

Últimas Notícias