O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de tempestade com grau de severidade “perigo” para Dourados e região, válido entre 10h desta segunda-feira (1º) e 10h de terça-feira (2).
O alerta prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos que podem variar de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Conforme o órgão, há risco de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
A orientação é para que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacione próximo a torres ou placas metálicas e desligue aparelhos elétricos sempre que possível.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Para hoje (1º), a previsão indica instabilidade ao longo de todo o dia. A temperatura mínima registrada é de 23°C, com tendência de elevação, enquanto a máxima chega a 35°C, com tendência de declínio no decorrer do período.
A umidade relativa do ar varia entre 90% e 40%. Pela manhã, o céu permanece com muitas nuvens e pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas, com ventos fracos.
À tarde, o cenário se repete, com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas, e ventos fracos. À noite, o risco aumenta com previsão de pancadas de chuva e possível queda de granizo, impulsionadas por ventos fracos.
A semana segue com tempo instável.
Na terça-feira (2), a mínima será de 22°C e a máxima de 35°C, com muitas nuvens e possibilidade de chuva forte e granizo, principalmente pela manhã. No período da tarde, há previsão de pancadas de chuva com trovoadas e, à noite, chuva isolada, com ventos fracos.
Na quarta-feira (3), a mínima cai para 18°C e a máxima chega a 32°C, com muitas nuvens e chuva isolada, acompanhada de ventos fracos.
A quinta-feira (4) também será chuvosa, com mínima de 19°C e máxima de 35°C, e umidade variando entre 90% e 20%, com ventos fracos.
Já na sexta-feira (5), a mínima é de 19°C e a máxima de 33°C, com muitas nuvens e chuva isolada ao longo do dia, e ventos fracos.
