34.4 C
Dourados
sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Prefeitura avança com plano de arborização urbana e remoção de árvores condenadas

Desde setembro, até os primeiros dias de janeiro, foram removidos 102 tocos e 392 árvores com risco de queda, totalizando 494 supressões; 800 mudas de espécies apropriados para a arborização serão plantadas, em diversos pontos da cidade

A Prefeitura de Dourados mantém nesse início de ano as ações práticas do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), que, entre outras medidas, prevê a supressão de árvores condenadas e o plantio de novas espécies. Iniciado em setembro de 2025, o planejamento prevê a remoção de aproximadamente 400 árvores condenadas e o plantio em dobro, em várias regiões da cidade.

Na manhã desta sexta-feira (9), o prefeito Marçal Filho acompanhou a supressão de uma árvore da espécie sibipiruna que oferecia risco de queda, colocando em perigo a segurança de pedestres, veículos e imóveis na Rua Aquidauana, próximo à Onofre Pereira de Mattos, na Vila Sulmat. “É uma ação necessária, mas que precisa ser feita com responsabilidade, para garantir a integridade física das pessoas e preservar bens imóveis e veículos”, comentou Marçal Filho.

O prefeito enfatizou que a cada árvore suprimida duas devem ser plantadas. “Vamos fazer de Dourados uma cidade cada vez mais verde”, afirmou. “Vamos plantar em dobro o número de árvores que forem removidas”, continuou. “Nossa meta é manter uma cidade segura, arborizada e sustentável”, completou, lembrando que em anos anteriores, ventos fortes derrubaram árvores, danificando casas, veículos e colocando vidas em risco. “Agora, o serviço está sendo feito de forma profissional e planejada, com o replantio garantido”, assegurou Marçal.

A equipe responsável pela execução do plano de arborização da cidade age com habilidade na retirada segura das árvores, trituração de resíduos vegetais, além da remoção de tocos e destinação adequada do material. “O serviço é feito com total segurança, tanto dos trabalhadores, quanto dos transeuntes e moradores próximos”, explicou Fernando Goulart, técnico em segurança do trabalho e supervidor da empresa Progaia Engenharia e Meio Ambiente, responsável pela execução do plano. “Ele conta que uma média de 50/60 árvores são removidas por semana, “sempre primando pela segurança e zelo do patrimônio”.

Prefeitura avança com plano de arborização urbana e remoção de árvores condenadas

PDAU

O Plano Diretor de Arborização Urbana identificou, na primeira fase, 392 árvores condenadas e 102 tocos para serem removidos, a maioria de espécies como flamboyant, alfaneiro e sibipiruna. E a previsão é de plantar cerca de 800 mudas, priorizando espécies nativas e no próprio local de supressão, quando possível.

Iniciada no dia 4 de setembro, a primeira etapa do PDAU está em fase final. Até os primeiros dias de janeiro, foram removidos 102 tocos e 392 árvores com risco de queda, totalizando 494 supressões. Serão plantadas 413 mudas, em diversos pontos da cidade, garantindo segurança à população e reduzindo riscos de acidentes.

O trabalho envolve diversos setores, desde a empresa contratada até a concessionária de energia e a coordenação do trânsito, sempre priorizando a segurança e o bem-estar da população.

Leia também

Últimas Notícias