26.1 C
Dourados
quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Prefeitura retoma projeto para construção de 160 apartamentos no Izidro Pedroso

Empreendimento habitacional estava com projeto paralisado há quatro anos e deverá ter obras iniciadas no segundo semestre deste ano; prefeitura mantém lista dos pré-selecionados para terem acesso à tão sonhada casa própria

A Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado vão retomar o projeto para a construção de 160 apartamentos no conjunto habitacional Izidro Pedroso. A iniciativa envolve a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul e a Agência Municipal de Habitação de Dourados, em parceria com o Governo Federal.

Na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito Marçal Filho vistoriou a área onde será implantado o empreendimento, acompanhado da diretora-presidente da Agehab-MS, Maria do Carmo Avesani Lopez, e do diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação de Dourados, Eder Felipe Souza. A área pertence ao Governo do Estado.

O projeto prevê a construção de 10 blocos, com 16 apartamentos cada, totalizando 160 unidades, além de espaço livre destinado à recreação. Cada apartamento terá 50,25 m², com dois quartos, sala, cozinha, área de serviço, banheiro e circulação interna. A modalidade habitacional atende famílias com renda mensal até R$ 4.685,00.

Segundo Maria do Carmo, será mantida a lista de pré-selecionados elaborada em 2022, com a devida atualização cadastral. “Vamos manter a lista, mas agora precisamos conferir se essas famílias ainda se enquadram dentro dos critérios do programa”, explicou.

Prefeitura retoma projeto para construção de 160 apartamentos no Izidro Pedroso
Prefeito Marçal Filho vistoriou a área onde será construído os apartamentos com a diretora-presidente da Agehab-MS, Maria do Carmo Avesani Lopez, e o diretor da Agehab Dourados, Eder Felipe Souza

Durante a vistoria, o prefeito Marçal Filho comemorou a retomada do projeto, que já deveria ter sido executado e concluído, mas acabou paralisado. “Estamos resgatando um projeto importante para a cidade”, enfatizou. “A atual administração quer mudar essa realidade”, afirmou. “Hoje já temos 198 casas em construção nos bairros Grenville e Cidade Jardim, além de projetos encaminhados à Caixa Econômica Federal para requerer a aprovação de 1.100 novas unidades habitacionais em Dourados”, destacou o prefeito.

O condomínio no Izidro Pedroso manterá o nome definido há quatro anos:  Erny Vieira da Rocha. De acordo com Maria do Carmo, toda a documentação necessária para a liberação dos recursos já foi encaminhada à Caixa Econômica Federal. A expectativa é que, após a conclusão dos trâmites burocráticos, as obras tenham início no segundo semestre deste ano. “Nós ainda vamos começar este ano”, anunciou. “O prazo agora é aprovar os projetos na Caixa para que possamos iniciar a obra e fazer a contratação com as famílias”, afirmou a presidente da Agehab-MS.

O diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação, Eder Felipe, reforçou que a equipe está à disposição para esclarecer dúvidas tanto dos pré-selecionados quanto da população em geral. Ele destacou a importância de manter o cadastro habitacional sempre atualizado para participar de futuros programas.

O prefeito explicou ainda que, embora a lista de pré-selecionados seja mantida, poderá haver novo chamamento caso alguma família não atenda mais aos critérios exigidos. “Existe cadastro de reserva, e se necessário vamos convocar novas famílias”, disse. “Queremos um grande programa habitacional para Dourados, realizando o sonho da casa própria de centenas de famílias”, afirmou Marçal Filho, que agradeceu a parceria da presidente da Agehab-MS e do governador Eduardo Riedel.

Leia também

Últimas Notícias