O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um aviso de baixa umidade, com grau de severidade de perigo potencial para Dourados. O alerta é válido até às 9h deste sábado, dia 24.
Os demais municípios sul mato-grossenses que ficam no Pantanal, Sudoeste e Centro Norte do Estado, também serão afetados.
Conforme a publicação, a umidade deve ficar entre 20% e 30%, oferecendo riscos de ocorrências de incêndios florestais e à saúde.
A orientação é para que os moradores dessas regiões bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193), que também atende casos de emergência.
Já está mais seco
De acordo com o Guia Clima da Estação Meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste, a umidade relativa do ar em Dourados chegou à máxima de 87% às 5h26 desta sexta-feira, mas às 7h45 já baixou para a mínima de 61%.
O alerta do Inmet começou a valer às 9h40 de quinta-feira, dia 22, data em que a Estação registrou umidade mínima de 34% às 15h06.
A chuva média mensal esperada para todo mês de janeiro em Dourados é de 165.3 mm, mas até o momento registrou um acumulado de 56.8 mm.
