Com a chegada das baixas temperaturas, a Prefeitura de Dourados tem intensificado as ações de acolhimento e assistência voltadas às pessoas em situação de rua, principalmente, reforçando o compromisso com a proteção social e a dignidade humana durante o período mais frio do ano.
As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social ampliaram as abordagens nas ruas, oferecendo orientação, encaminhamento para serviços de acolhimento, alimentação, cobertores e atendimento especializado para quem mais precisa. A iniciativa busca garantir segurança, conforto e acesso aos serviços públicos, especialmente nos dias em que os termômetros registram temperaturas mais baixas.
Um dos principais pontos de apoio é o Centro Pop, onde os usuários chegam logo nas primeiras horas da manhã para tomar banho, lavar roupas, realizar a higiene pessoal e receber alimentação. O espaço também oferece atendimento técnico e acompanhamento social, contribuindo para a promoção da cidadania e da inclusão social.

Recentemente, as pessoas atendidas pelo serviço também receberam repelentes com protetor solar, uma medida que visa reforçar os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças, além de oferecer proteção durante a permanência em espaços abertos e deslocamentos pela cidade. Os repelentes foram doados à prefeitura pela filial da Cruz Vermelha Brasileira em Dourados, como medida de prevenção à chikungunya.
A Casa da Acolhida, instituição de apoio e proteção integral de acolhimento às famílias e indivíduos em situação de alta vulnerabilidade pessoal e social, tem sido referencial no atendimento, principalmente, de imigrantes que buscam oportunidades em Dourados. Como ‘casa de passagem’, o local oferece em seus serviços, além do acolhimento para pernoite e higiene pessoal, café da manhã, almoço e jantar.
A secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, conta que as ações para o período de frio intenso vêm sendo planejadas desde abril, com o fortalecimento da campanha do agasalho, ampliação de vagas para pernoite e reforço das abordagens em parceria com a Guarda Municipal. “Nós pensamos na população de rua, que é a que mais sofre com as temperaturas baixas. Por essa razão, intensificamos a parceria que nós temos com a Guarda Municipal para distribuição de cobertores, ampliamos leitos para pernoite na Casa da Acolhida”, enfatizou.
Segundo a secretária, o município também avança na construção do Plano Municipal para a População em Situação de Rua, o programa “Ruas Visíveis”, além de ampliar o acesso ao Cadastro Único e promover encaminhamentos para oportunidades de trabalho e inclusão social. “O prefeito Marçal Filho acabou de assinar esse convênio com o governo federal e nós teremos uma política pública voltada a essa população de rua que a cada dia mais tem chegado em nosso município”, completa.
De acordo com a secretária, a população também pode colaborar informando sobre pessoas que necessitem de atendimento, por meio dos canais disponibilizados pela Prefeitura. As informações permitem que as equipes realizem abordagens e ofereçam os serviços disponíveis de forma rápida e humanizada.

