18 C
Dourados
quarta-feira, 30 de abril de 2025

Diretoria de Comunicação da UEMS capacita 20 servidores para gestão de mídias sociais de perfis institucionais

A Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) ministrou, de 11 a 14 de março, a Oficina de Mídias Sociais para Gestores no âmbito das Pró-reitorias e Diretorias da instituição. A capacitação contou com 20 participantes de todas as pró-reitorias – de Ensino (PROE); de Extensão (PROEC); de Pesquisa e Inovação (PROPPI); de Equidade e Permanência Estudantil (PROAFE); de Administração (PROAP) e de Recursos Humanos (PRODHS).

A capacitação teve o objetivo de instruir servidores sobre os processos de criação de artes, registros fotográficos, produção textual e de vídeos e textos nos perfis de redes sociais das pró-reitorias, diretorias e outros setores da Universidade. A ação descentraliza as ações de comunicação, sob supervisão da DCS/UEMS.

Os encontros ocorreram presencialmente na Unidade da UEMS/Dourados com carga horária média de 12h com os seguintes temas. Os eixos abordados foram Criação de artes institucionais (Canva), Fotografia no contexto de mídias sociais, Criação de textos institucionais e Captação e edição de vídeo – Reels.

Depoimentos de Participantes

Eliandra Surek, da Pró-reitoria de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pessoas (PRODHS) – Foi uma semana de muito aprendizado que agregou muito conhecimento no conceito de mídias sociais. A DCS que sempre está nos bastidores dos eventos da UEMS pôde mostrar o protagonismo da equipe e nos passar as informações e ensinamentos necessários para, de uma forma competente e padronizada, podermos levar a marca UEMS para toda a comunidade através das redes sociais.

Igor Vinícius, da Divisão de Cultura (Dcult), vinculada à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) – “O curso de Mídias Sociais para Gestores promovido pela DCS/UEMS proporcionou uma experiência enriquecedora e prática, com conteúdo relevante para o cenário atual. A oficina abrangeu temas relevantes oferecendo uma visão completa sobre como criar e gerenciar conteúdos eficientes nas redes sociais. A qualidade do conteúdo, somada à expertise dos instrutores, fez deste curso uma experiência enriquecedora, contribuindo significativamente para a formação de gestores mais preparados para lidar com as demandas das mídias sociais no contexto dos setores e pró reitorias da UEMS”.

Marília de Souza, da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI) – “O curso teve uma didática muito interessante, para nós que não vivemos essa prática de mídias sociais, a equipe conseguiu transmitir o conteúdo de uma forma simples e de fácil entendimento. É importante para as diretorias e pró-reitorias terem este conhecimento, para produzirem seus próprios conteúdos e otimizarem os processos. Agradeço imensamente à equipe da DCS pelo cuidado em preparar cada detalhe deste curso para nós. Foi uma excelente iniciativa”.

Camila Santos, da Pró-reitoria de Ensino (PROE) – “Participar da oficina de mídias sociais da DCS foi uma experiência transformadora, que ajudou a aprimorar minhas habilidades e superar minhas expectativas. A equipe da DCS demonstrou domínio nas ferramentas e estratégias de mídias sociais, compartilhando insights valiosos e práticos. Podemos aprender e colocar em prática realizando atividades no final de cada aula. Agradeço à DCS pela oportunidade, pois os conhecimentos adquiridos foram importantes para o meu crescimento profissional, facilitando o uso da comunicação nas mídias sociais”.

Graziela Souza Alves, do Setor de Administração e Comunicação (SAC), de Diretoria de Relações Internacionais (DRI) – “A comunicação deve ser rápida e clara, especialmente no contexto de internacionalização, que envolve a particularidade dos alunos estrangeiros. O treinamento ocorreu em um momento oportuno, trazendo padronização e maior esclarecimento nas informações, resultando em uma comunicação mais assertiva”.

Isadora Golim, da Pró-reitoria de Administração e Planejamento (PROAP) – “O curso teve uma didática ótima, e trouxe muitos pontos de análise que nós que não trabalhamos diretamente na área não conseguíamos observar antes. O mundo hoje está na Internet, então é a melhor ferramenta para informar, dar publicidade ou convidar, porém tem que ser feito da forma certa, e essa foi a grande importância do curso, saber como trabalhar corretamente com o perfil institucional da UEMS, e esses conhecimentos foram transmitidos de forma clara e precisa”.

Mais sobre a Ação

O treinamento faz parte do projeto “REDE UEMS COMUNICA”, que a Diretoria criou em 2022, inicialmente, como uma forma para orientar um grupo de servidores responsáveis pela gestão das redes sociais das diferentes Unidades Universitárias, que atuam sob normativas estabelecidas pela DCS, de modo a administrar os perfis destas plataformas.

O Diretor de Comunicação Social, Rubens Urue, destaca que esta capacitação atende um importante eixo da atual gestão da UEMS, sob liderança do reitor, prof. Dr. Laércio de Carvalho, e da vice-reitora, profa. Dra. Luciana Ferreira, que é implementar a descentralização administrativa visando otimizar processos.

“Numa época em que a sociedade está midiatizada, as unidades administrativas da UEMS passaram a trabalhar a comunicação em diferentes níveis. Temos uma Diretoria que atua com a divulgação e a publicidade da UEMS, mas o tamanho da Universidade pede divulgações setorizadas e direcionadas. Nesse sentido, a capacitação de servidores para a gestão de redes sociais institucionais é crucial para a manutenção de uniformidade comunicacional e de uma gestão de conteúdo mais assertiva”, ressalta Urue.

Fonte: Assessoria/UEMS

Leia também

Últimas Notícias