13.5 C
Dourados
domingo, 24 de agosto de 2025

Em audiência com Marçal, ministro da Saúde recebe projetos para Dourados

Alexandre Padilha prometeu estudar pedido para construção de um moderno Hospital Municipal que irá substituir o atual Hospital da Vida, garantindo uma melhor infraestrutura hospitalar e atenção aos pacientes douradenses

O prefeito Marçal Filho entregou ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, uma série de projetos voltados para a melhoria da infraestrutura de saúde de Dourados. Destaque para o pedido de construção de um moderno Hospital Municipal, que irá substituir o atual Hospital da Vida, já obsoleto e sem condições de oferecer a qualidade de atendimento que a população merece. “O ministro Alexandre Padilha, além de deputado federal licenciado, é médico e tem uma sensibilidade apurada para as questões da saúde pública, tanto que se comprometeu a estudar nosso pedido com celeridade”, comenta Marçal Filho.

Além de reivindicar a construção do hospital, Marçal Filho também apontou ao ministro a necessidade de reestruturar fisicamente a rede primária de saúde de Dourados. “Detalhei a situação crítica da maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da nossa cidade, que está sucateada e colocando em risco tanto a integridade física dos pacientes quanto dos servidores”, explicou o prefeito.  Levantamento realizado pela atual gestão aponta cerca de 10 postos de saúde foram herdados com problemas graves de alagamentos e infiltrações, além de estarem com as redes elétrica e hidráulica comprometidas, portas apodrecidas, janelas caindo, enfim, sem a menor condição de oferecer atendimento digno ao cidadão.

O prefeito também apresentou ao ministro Alexandre Padilha a necessidade de aumento no volume de repasses dos recursos federais para o fomento do Sistema Único de Saúde (SUS), já que Dourados é gestor pleno do SUS e atende pacientes de cerca de 30 municípios da macrorregião. “Pontuei que a responsabilidade que nossa gestão tem é muito maior que o volume de recursos que recebemos da União para suprir a demanda”, explicou Marçal Filho. “Defendi a realização de estudos pelo Ministério da Saúde para corrigir a distorção que existe entre a quantidade de serviços prestados aos pacientes de Dourados e região e o volume de recursos que recebemos”, completou. 

A audiência com Alexandre Padilha, que foi ministro da Saúde no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, foi organizada pelo deputado federal Vander Loubet (PT), que acompanhou o prefeito de Dourados no Ministério. “Tenho recebido um apoio importante dos nossos deputados federais e senadores e essa parceria vai gerar importantes conquistas para nossa cidade”, comenta Marçal Filho. 

O prefeito pontuou que tem se reunido com as mais diferentes forças políticas estaduais e federais sempre pensando no melhor para Dourados. “Não levo em consideração o partido ou ideologia política de nenhum parlamentar ou Executivo que esteja disposto a trabalhar pelo desenvolvimento da nossa cidade e pelo bem-estar da nossa população”, argumentou. “Todos aqueles que quiserem ajudar nossa gestão a superar os desafios gigantes que temos pela frente, sobretudo na melhoria da saúde, educação e infraestrutura, serão bem recebidos”, finalizou Marçal Filho.

Fonte: Portal da Prefeitura

Leia também

Últimas Notícias