A chuva que caiu em Dourados na tarde desta quarta-feira (02) provocou a queda de uma árvore na Avenida Hayel Bon Faker, atingindo um carro estacionado em frente à sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Apesar do incidente, ninguém ficou ferido.
Equipes da Defesa Civil foram rapidamente acionadas para remover os galhos e liberar o trânsito na região. O prefeito Marçal Filho (PSDB) informou, em suas redes sociais, que outras árvores também caíram pela cidade devido à chuva. “O vento parecia fraco, mas foi intenso. Acompanhei o trabalho da Defesa Civil, que também foi pega de surpresa”, afirmou o prefeito.
De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, o volume de chuva foi moderado e não houve registro de ventos fortes. No entanto, o enfraquecimento das raízes das árvores pode ter contribuído para as quedas.
A prefeitura informou que equipes da Secretaria de Serviços Urbanos estão mobilizadas para retirar os galhos espalhados pelas vias. A prioridade é liberar as ruas e restabelecer o fornecimento de energia elétrica até o fim da noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou a umidade relativa do ar em 70%, mas não divulgou o volume exato das chuvas em milímetros.
Supressão de árvores
A Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Dourados – IMAM, está em fase de contratação de empresa especializada no mapeamento e manejo de árvores doentes no município. O proposta prevê, além da supressão de árvores em estado crítico, ou seja, aquelas que apresentam risco eminente de tombar sobre casas e carros, bem como o plantio de mil mudas nativas do bioma local, com o objetivo de revitalizar e preservar a arborização da cidade.
O trabalho também deve incluir a trituração e remoção de resíduos vegetais, realização de tomografia 3D para diagnóstico preciso e tratamento fitossanitário de árvores tombadas como patrimônio histórico.
Fonte: Dourados Agora