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sábado, 13 de setembro de 2025

Avião aborta decolagem para evitar colisão em aeroporto de Nova York

Órgãos que cuidam do tráfego aéreo estão investigando um incidente ocorrido no dia 6 de maio, quando um jato particular teve que abortar a decolagem porque um avião comercial ainda estava taxiando pela pista.

Funcionários federais estão investigando por que dois aviões ficaram perigosamente próximos em uma pista do Aeroporto LaGuardia, em Nova York, no início deste mês, apesar de o aeroporto estar equipado com um avançado sistema de radar de superfície projetado para ajudar a evitar esse tipo de incidente.

Tanto a Administração Federal de Aviação (FAA) quanto o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) informaram na segunda-feira (19) que estão investigando o incidente ocorrido em 6 de maio, quando um jato da Republic Airways teve que abortar a decolagem porque um avião da United Airlines ainda estava taxiando pela pista.

Em um áudio da torre obtido pela ABC no site www.LiveATC.net, o controle de tráfego aéreo disse ao piloto do jato da Republic Airways: “Desculpe, achei que a United já tivesse liberado [a pista] bem antes disso.”

No momento em que o controlador estava autorizando a decolagem do jato da Republic Airways, um controlador de solo, em uma frequência de rádio diferente, estava orientando o avião da United a seguir para um novo caminho de taxiamento, após ele ter perdido o primeiro que deveria usar para sair da pista.

A United Airlines não respondeu imediatamente às perguntas sobre o incidente, enquanto a Republic Airways e o aeroporto encaminharam as questões para a FAA.

O número de quase colisões nos últimos anos gerou sérias preocupações para a FAA, o NTSB e outros especialistas em segurança. A investigação do NTSB sobre um incidente ocorrido em fevereiro de 2023, em Austin, destacou essas preocupações, mas houve diversos outros quase acidentes de grande repercussão.

Em um dos casos, um jato da Southwest Airlines que se aproximava para pouso em Chicago quase colidiu com um jato executivo que atravessava a pista.

O aeroporto de LaGuardia é um dos apenas 35 em todo o país equipados com a melhor tecnologia da FAA para prevenir esse tipo de incursão na pista.

O sistema ASDE-X utiliza uma variedade de tecnologias para ajudar os controladores a rastrear aviões e veículos no solo.

Nos outros 490 aeroportos dos EUA com torre de controle, os controladores de tráfego aéreo precisam recorrer a ferramentas mais simples, como binóculos, para acompanhar o movimento das aeronaves no solo, já que os sistemas avançados são caros.

Fonte: g1

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