31.2 C
Dourados
sábado, 26 de julho de 2025

Jovem que viaja em Celta acompanhada de Golden Retriever chega a MS

A bordo do veículo que passou por modificações, Ana Clara Uchôa, que pretende conhecer todos os estados do país, está encantada com a hospitalidade dos sul-mato-grossenses

A jovem Ana Clara Uchôa, de 25 anos, com sua companheira Ísis, uma Golden Retriever de cinco anos, está em uma viagem pelo país a bordo de um Celta ano 2005, com 273 mil quilômetros rodados, que teve como primeira parada Coxim, município localizado a 253 km de Campo Grande.

Com a chegada em terras sul-mato-grossenses, esse é o 14º estado que Ana Clara, natural de São José dos Campos, visita com o Celta, que passou por uma adaptação, se transformando em um motorhome.

A bordo do veículo, batizado como Ozzy, na primeira etapa da viagem saiu de São Paulo até o Rio Grande do Norte e outras unidades da federação.

Na segunda fase,  com o  percurso repaginado, passou por Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e, em uma mudança de rota que a trouxe até o Estado do Pantanal.

“Nosso objetivo é conhecer, zerar todos os estados brasileiros, são 26, estamos no 14°, e conhecer a América do Sul de Celtinha. O objetivo é conhecer a América do Sul. Então, entre idas e vindas pelo Brasil, conhecer todos os países e estados brasileiros”, explicou Ana Clara.

Ao cruzar a fronteira entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, uma alteração no planejamento de última hora muito comemorada, mesmo que a BR-153 estivesse com trecho em obras, a chegada foi de muita expectativa.

O objetivo está em Machu Picchu, no Peru. Por ora, a viagem acabou sendo dividida em duas etapas, o que envolveu mudança de rota e replanejamento do percurso.

Isso tem alegrado muito os sul-mato-grossenses que acompanham a viagem e agora se sentem mais próximos.

Mudança de vida

Antes mesmo da ideia tomar forma, o início da saga da dupla – inspirada na história do influencer brasileiro Jesse Koz, conhecido por viajar com seu fiel amigo Shurastey e seguido por Ana Clara nas redes sociais – de certo modo abriu a mente dela, que sempre possuíra o coração na estrada.

Afinal de contas, Ísis, que também é da raça Golden Retriever, passou a fazer parte da família em 2020. A influenciadora relata que sempre quis ter um cachorro e acabou ganhando sua companheira.

“Ísis chegou para mim com 43 dias de vida. Ela é de Bauru. Saí de São Paulo e fui até Bauru para pegá-la e, desde o primeiro momento que ela veio às minhas mãos, prometi que ela conheceria o mundo comigo. Eu tinha muita inspiração no Jesse e no Shurastey, que infelizmente não estão mais entre nós, mas eu amava a vida que ele proporcionava para o Shurastey. Eu sentia que aquele cachorro vivia de verdade”, contou Ana Clara.

Portanto, não poderia ter sido diferente: a semente plantada na infância de ser um espírito viajante e o desejo de compartilhar o mundo seria dividido com Ísis.

Como tudo na vida, o plano precisou ser adiado por algum tempo, por pelo menos quatro anos. Ana Clara tinha um trabalho convencional e mantinha uma rotina de passeio duas vezes por dia com a cachorra.

“Foi quando um dia cheguei em casa e vi que ela era um cachorro ansioso, que não fazia muita atividade física, ficava muito parada. Foi então que decidi mudar a vida da Ísis”.

O momento de virada aconteceu na vida das duas em 2023. A presença da cachorra é descrita como um gatilho, pois Ísis fez Ana Clara, por mais de uma vez, deixar de tomar decisões ruins para escolher as boas.

Passeios que tinham horário para acontecer em um determinado quadrante se estenderam por longas estradas; visitas a locais paradisíacos proporcionados pela vegetação do Cerrado. A coragem da exploradora Ana Clara levou Ísis a alcançar uma vida plena, em uma família que só é possível graças ao terceiro elemento de quatro rodas.

Fonte: Laura Brasil/Correio do Estado

Leia também

Últimas Notícias