A Secretaria Municipal de Educação recebeu nesta quinta-feira (14) a Comissão de Educação da Câmara Municipal para discutir a realização de uma Audiência Pública que buscará soluções para a demanda por vagas na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Dourados. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, sua equipe técnica e os vereadores Elias Ishy (presidente da Comissão), Rogério Yuri e Sérgio Nogueira.
O município enfrenta desafios significativos no atendimento à demanda por vagas, especialmente nas séries iniciais. Um agravante é que a última escola construída pela prefeitura foi entregue há 14 anos, em 2011. Durante a reunião, foi definida a realização da Audiência Pública para o dia 16 de setembro. A determinação do prefeito Marçal Filho é para que a Secretaria de Educação discuta com os demais setores soluções para a problemática do déficit de vagas na rede municipal.
O evento contará com a participação de diversas instituições, incluindo a Secretaria de Estado de Educação, Ministério Público, Defensoria Pública, Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) e demais órgãos interessados, além da Câmara de Vereadores e da Secretaria Municipal de Educação.
O secretário Nilson Francisco destacou a importância da união de esforços: “Precisamos unir a sociedade para resolver os problemas enfrentados pela rede municipal em relação à oferta de vagas”, enfatizou. “Nossas escolas estão lotadas e precisamos buscar alternativas para que nossas crianças não tenham seu direito à educação negado”, completou.
Já o vereador Elias Ishy enfatizou a necessidade de um trabalho conjunto: “É fundamental um planejamento integrado entre Estado e Município para criar novas vagas, além de reduzir a evasão escolar”, argumentou. “É necessário o envolvimento de gestores, comunidade escolar, sindicatos e demais autoridades na elaboração de um plano de curto, médio e longo prazo, a fim de superar os desafios da falta de vagas e oferecer melhores condições de trabalho e valorização aos profissionais, garantindo que Dourados ofereça uma educação pública de qualidade”, defendeu.
A Audiência Pública do dia 16 de setembro representa um importante passo na busca por soluções conjuntas para o desafio das vagas escolares em Dourados. A participação de diversos setores da sociedade e do poder público demonstra o compromisso coletivo com o direito fundamental à educação e a construção de políticas públicas eficazes para as crianças do município.
Fonte: Assecom Prefeitura