O concurso público da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) deverá ofertar entre 80 e 100 vagas, segundo confirmou o presidente da Casa, Gerson Claro (PP). O edital ainda está em fase de finalização, mas a previsão é de que a publicação ocorra nos próximos meses.
“O concurso é para todas as áreas: nível médio, superior, jurídico, administrativo… várias oportunidades”, destacou o presidente.
Sobre a possibilidade de cadastro de reserva, Claro afirmou acreditar que não haverá, mas reforçou que os detalhes só serão confirmados com a publicação do edital.
A autorização para a realização do concurso foi oficializada por meio do Ato 41/2025, publicado no Diário Oficial do Legislativo na quarta-feira (3). O certame será realizado com provas e títulos e contará com vagas para ensino médio e superior.
O último concurso da Alems aconteceu em 2016 e ofereceu 80 vagas, sob a organização da Fundação Carlos Chagas (FCC).
Uma Comissão Organizadora, composta por sete servidores de diferentes setores — como a Secretaria de Gestão de Pessoas, Infraestrutura e o Sisalms (Sindicato dos Servidores da Alems) — foi formada para coordenar, acompanhar e fiscalizar todas as etapas do certame.
O que esperar do edital?
O concurso foi previsto na Lei 6.278/2024, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Legislativo Estadual. De acordo com a legislação, o edital poderá prever:
- Tipos de provas: objetivas, discursivas e/ou práticas;
- Requisitos de habilitação específica, como cursos técnicos, carga horária e qualificações mínimas;
- Exames complementares, como avaliação psicotécnica, toxicológica e médica;
- Registro profissional e verificação de conduta social e ética;
- Curso de formação para determinados cargos;
- Teste de aptidão física, no caso do cargo de Técnico Legislativo – especialidade Polícia Legislativa.
A expectativa é que o edital defina a distribuição de vagas por área, além de detalhar todas as etapas de seleção e os requisitos para ingresso.
Fonte: Dourados Agora