A partir desta quinta-feira (18) até o dia 27 de setembro, a Prefeitura de Dourados estará desenvolvendo uma série de atividades voltadas à segurança no trânsito, dentro da programação alusiva à Semana Nacional do Trânsito. As ações serão desenvolvidas pela Escola Pública de Trânsito ‘José Elias Moreira’, da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), em parcerias com outras instituições que formam o Grupo Rede Unidos pela Vida.
A Semana Nacional do Trânsito é realizada em todo o país entre os dias 18 e 25 de setembro, desde 1997, quando foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo é reforçar a importância da educação, da conscientização e da responsabilidade de todos no trânsito. Ao longo dos anos, a data passou a ser um marco não apenas de campanhas educativas, mas também de reflexão sobre o papel da sociedade na construção de um trânsito mais seguro.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os países com maiores índices de mortes no trânsito, realidade que exige não apenas ações de fiscalização e orientação, mas, principalmente, a mudança de comportamento dos cidadãos. Nesse sentido, especialistas reforçam que não basta educar, informar e orientar se motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres não transformarem suas atitudes no dia a dia.
A Prefeitura de Dourados, através da Agetran, em parceria com diversas instituições, tem concentrado esforços para cuidar das vias, melhorar a sinalização e contribuir para a construção de um trânsito mais seguro. Além disso, a Escola Pública de Trânsito, inaugurada em 2024, já trouxe grandes transformações, com foco especial na educação de crianças e adolescentes. A expectativa é que, em alguns anos, essa geração seja totalmente transformada, mais responsável e consciente.
A Semana Nacional do Trânsito, desde sua criação, acompanhou as transformações da mobilidade urbana e do próprio comportamento social. O discurso, antes centrado apenas na punição, hoje busca integrar educação, prevenção e respeito mútuo. Temas como sustentabilidade, acessibilidade, transporte coletivo e convivência entre diferentes modais ganharam espaço, ampliando o olhar sobre o trânsito como um espaço democrático.

No entanto, diz a responsável pela Escola Pública de Trânsito Márcia Nonato “é preciso lembrar que a responsabilidade não é apenas dos órgãos que cuidam da fiscalização ou da educação no trânsito. Ela é compartilhada por toda a sociedade”, pontua, acrescentando que cada escolha individual — seja respeitar os limites de velocidade, atravessar na faixa de pedestres ou não dirigir sob efeito de álcool — tem impacto direto na preservação de vidas.
O diretor-presidente da Agetran Juscelino Cabral completa afirmando que a Semana Nacional do Trânsito segue sendo um convite à reflexão coletiva. “O trânsito seguro não depende apenas de campanhas oficiais, mas da decisão de cada cidadão em ser parte ativa dessa mudança cultural”, ensina ele.
Já a coordenadora de Educação para o Trânsito Miriam Hübner diz que a Agetran trabalha todos os dias para garantir que cada pessoa possa circular com mais segurança nas vias públicas de Dourados. “Nosso compromisso vai além da fiscalização e é também o de educar, orientar e formar cidadãos conscientes”, diz, destacando o investimento na educação das crianças, “para que cresçam compreendendo o valor da vida e a responsabilidade que cada um tem no trânsito”.
PROGRAMAÇÃO
A abertura da Semana Nacional do Trânsito em Dourados será nesta quinta-feira, 18 de setembro, às 8 horas, com a ação educativa Agetran na Escola, na Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo, no Parque Alvorada. No mesmo ato será reinaugurada a pista de trânsito, espaço educativo para crianças, onde elas podem aprender sobre as regras de trânsito de forma prática, por meio de simulação de tráfego.
Na sexta-feira (19), a programação contará com panfletagem no aeroporto, às 7h30, e na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), às 10h. A ação tem foco na conscientização quanto a segurança no trânsito. No sábado (20), a mesma panfletagem será às 19 horas, antes da missa, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na esquina da Avenida Weimar Torres com a Coronel Ponciano.
As atividades seguirão durante toda a semana seguinte, com panfletagem, blitz educativa, abordagens a ciclistas, motociclistas e motoristas sobre segurança no trânsito.

Fonte: Assecom Prefeitura