Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que a maioria dos brasileiros considera que o governo Lula (PT) está certo em defender a soberania do Brasil frente ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos.
Questionados se “o governo Lula está certo ou errado ao defender a soberania do Brasil frente os EUA”, os entrevistados responderam:
- Certo: 64%;
- Errado: 26%;
- Não souberam/não responderam: 10%.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos e tem 95% de nível de confiança.
Os Estados Unidos impuseram taxa de 50% aos produtos brasileiros, em decisão do presidente Donald Trump. Entre os motivos, o norte-americano citou o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).
O maior apoio ao posicionamento do governo Lula é de pessoas que são de esquerda, mas não lulistas (91%), lulistas (88%) e quem não tem posicionamento político (71%).
Já consideram errada a postura do Brasil os bolsonaristas (54%), quem é de direita, mas não bolsonarista (50%). Dos que não tem posicionamento político, 18% responderam “errado”.
A maioria dos brasileiros (73%) avalia que Trump está errado ao impor as tarifas. Já 20% defendem a decisão do norte-americano. Número similar (74%) respondeu que as tarifas vão prejudicar a vida, enquanto 23% disseram que “não”.
É maior o grupo que considera Lula e o PT o lado que está fazendo mais certo no embate com os EUA: 49%. Outros 27% defendem Bolsonaro e aliados. Para 15%, nenhum deles.
Fonte: g1