O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (4) um aviso de tempestade com grau de severidade “perigo potencial” para Dourados e região. O alerta é válido das 10h desta terça-feira (04) até as 10h desta quarta-feira (05), e prevê chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo.
De acordo com o comunicado, a previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, além de ventos com rajadas entre 40 e 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos em áreas urbanas.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.
A Defesa Civil reforça que, em situações de emergência, a população deve acionar o serviço pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
A quarta-feira (5) deve permanecer instável em Dourados, com mínima de 21°C e máxima de 31°C, sob muitas nuvens, pancadas de chuva e possibilidade de granizo. Na quinta-feira (6), o tempo segue parecido, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já na sexta-feira (7), o calor deve aumentar, com mínima de 17°C e máxima de 35°C, ainda com chance de pancadas de chuva e eventual granizo.
Nesta terça-feira (4), os termômetros registraram máxima de 34,7°C às 14h05 e mínima de 21,3°C às 3h21. Por volta das 15h15, a temperatura chegou a 32,5°C, com sensação térmica de 35,4°C.
