32.9 C
Dourados
sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Tufão Kalmaegi deixa ao menos 193 mortos nas Filipinas e Vietnã

O Tufão Kalmaegi, deixou rastro de destruição nas Filipinas antes de atingir o Vietnã nesta sexta-feira (07/11), com ventos que chegaram a 149 km/h. O fenômeno seguiu para o oeste, em direção ao Camboja, Laos e Tailândia, depois de atingir o centro do Vietnã.

VIETNÃ

Na sexta-feira, 7 de novembro, Kalmaegi cruzou o Vietnã, onde as autoridades ainda avaliavam os danos. O Ministério do Meio Ambiente informou 5 mortes, 57 casas colapsadas em Gia Lai e Dak Lak, quase 3.000 destelhadas e 11 embarcações afundadas. Em Quy Nhon, equipes de resgate e militares removiam árvores e destroços, enquanto o sistema elétrico era restabelecido gradualmente.

O Primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, determinou resposta emergencial, priorizando o acesso a áreas isoladas e a garantia de alimentos, água potável e itens essenciais. “Ninguém deve passar fome ou frio”, afirmou. A tempestade, já enfraquecida, seguiu rumo ao Laos, com previsão de chuvas persistentes ao longo da costa central vietnamita e alerta subsequente para a Tailândia.

FILIPINAS

Na quinta-feira de manhã, 6 de novembro, o Presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr. declarou estado de emergência diante de mortes em massa, danos extensos e interrupção de meios de subsistência. As áreas centrais filipinas foram as mais afetadas, especialmente Cebu, chuvas equivalentes a um mês em 24 horas provocaram deslizamentos, enchentes e arrastaram veículos e contêineres, devastando bairros pobres.

O número de vítimas filipinas subiu para pelo menos 188 mortes, dezenas de milhares de evacuados e 135 desaparecidos. Moradores começaram a limpeza pesada, retirando lama espessa e buscando pertences entre os escombros.

Veja a seguir alguns registros realizados durante e após a passagem do tufão

Leia também

Últimas Notícias