21.6 C
Dourados
terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Prefeitura fortalece rede de assistência social no primeiro ano de gestão

Ações da Secretaria de Assistência Social em 2025 alcançam mais de 106 mil atendimentos na Proteção Social Básica e Especial e redução na fila do Cadastro Único comprova o compromisso da atual gestão em atender as famílias vulneráveis de Dourados

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), desenvolveu ao longo deste primeiro ano de gestão Marçal Filho uma série de ações que resultaram em números expressivos, evidenciando o fortalecimento da política pública e o compromisso com a população em situação de vulnerabilidade. Somados, os serviços da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial ultrapassaram 106 mil atendimentos entre janeiro e dezembro.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Shirley Zarpelon, os serviços ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), centros de convivência, Cadastro Único e organizações da sociedade civil alcançaram mais de 80 mil atendimentos. Os CRAS dos bairros Cachoeirinha, Vila Vargas, Canaã, Guaicurus (com equipe volante), Parque do Lago, Indígena e Jóquei Clube concentraram grande parte desse trabalho, com ações de acolhida, acompanhamento familiar, visitas domiciliares, ações comunitárias e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência também se destacaram, com atividades voltadas ao envelhecimento ativo, inclusão, lazer, esporte e fortalecimento de vínculos, somando mais de 26 mil atendimentos. O Cadastro Único, incluindo mutirões, realizou 8.048 atendimentos, ampliando o acesso das famílias aos programas sociais. “Parcerias com organizações da sociedade civil, como Ação Familiar Cristã, Casa Criança Feliz, CEIA Dom Alberto e Instituto Fuziy, reforçaram a rede de atendimento no município”, explicou a secretária Shirley.

Na Proteção Social Especial, foram registrados mais de 26 mil atendimentos no período. O Centro de Atendimento à Mulher – Viva Mulher contabilizou 1.811 atendimentos, enquanto o Centro de Referência Especializado de Assistência Social somou 13.666 atendimentos, além do acompanhamento de medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade).

O Centro POP atendeu 3.201 pessoas em situação de rua e a Casa da Acolhida realizou 1.854 atendimentos, com a oferta de 30.860 refeições, incluindo o acolhimento de 399 migrantes internacionais, com média de permanência de 16 dias. O Serviço Família Acolhedora manteve sete famílias habilitadas, com quatro crianças atualmente acolhidas.

A Semas também avançou na modernização administrativa e tecnológica. O setor de Tecnologia da Informação realizou a reciclagem de 40 computadores sem custo aos cofres públicos, implantou a carteirinha digital para pesca no Parque do Lago para idosos e pessoas com deficiência, reativou salas de informática e desenvolveu sistemas digitais para processos seletivos. Entre as ações deste ano, também foram promovidas capacitações, conferências, distribuição de cobertores e quase 3 mil cestas básicas, enquanto o auxílio funeral realizou 206 atendimentos a pessoas de situação de vulnerabilidade.

Também ganharam destaque a Campanha do Agasalho, que alcançou diversos bairros e distritos da Grande Dourados com a distribuição gratuita de mais de 12 mil peças, e a articulação da secretaria para a destinação de R$ 1,68 milhão em emendas parlamentares às organizações da sociedade civil responsáveis pela execução de serviços socioassistenciais no município. “Com resultados expressivos e sob a determinação do prefeito Marçal Filho, reafirmamos o compromisso de fortalecer a política de assistência social, assegurando proteção, dignidade e inclusão às famílias douradenses”, destacou a secretária Shirley Zarpelon.

Leia também

Últimas Notícias