28.6 C
Dourados
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Frente fria se espalha por Mato Grosso do Sul e aumenta risco de chuvas fortes

Instabilidade ganha força entre a tarde e a noite desta segunda-feira, com alerta para temporais em várias regiões do Estado

Após atingir o extremo sul de Mato Grosso do Sul no fim de semana, a frente fria segue avançando e passa a influenciar as demais regiões do Estado nesta segunda-feira (9). De acordo com o Cemtec, o cenário atmosférico muda ao longo do dia, favorecendo a formação de nuvens carregadas, principalmente entre a tarde e a noite.

Com a mudança nas condições do tempo, há possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento em diferentes municípios. A exceção fica por conta da região sul, onde a tendência é de tempo mais estável a partir do período vespertino, com presença de sol entre nuvens e menor probabilidade de precipitações.

Ainda segundo os técnicos, os ventos predominam do quadrante norte, com intensidade moderada a forte, podendo variar entre 40 km/h e 60 km/h, o que pode intensificar a sensação de instabilidade em algumas áreas.

O Inmet emitiu aviso de nível amarelo para todo o território sul-mato-grossense. O alerta classifica a situação como de “perigo potencial” para chuvas intensas, com volumes que podem alcançar até 30 milímetros em uma hora ou cerca de 50 milímetros ao longo do dia.

Entre os municípios com maior probabilidade de registrar os maiores acumulados de chuva nesta segunda-feira estão: Água Clara, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Jaraguari, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Leia também

Últimas Notícias