14.5 C
Dourados
quarta-feira, 24 de junho de 2026

Aced destaca retomada das obras da Feira Livre pela Prefeitura de Dourados

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados enfatiza que a obra vai representar mais segurança e melhores condições de trabalho aos comerciantes, além de um atendimento mais adequado aos consumidores que frequentam a feira

A obra do setor hortifrutigranjeiro da Feira Livre de Dourados foi iniciada nesta terça-feira (23) pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e diversas instituições do município participaram da assinatura da ordem de serviço no local feita pelo prefeito Marçal Filho, inclusive a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), por meio do presidente Everaldo Leite Dias.

A valorização em infraestrutura e na própria história local foram pontos destacados pela categoria empresarial. “Estamos falando de um patrimônio econômico, social e cultural de Dourados, espaço fundamental para os pequenos produtores, feirantes, empreendedores e consumidores”, destacou o presidente da Aced ao recordar ainda que a instituição constantemente apoiou o espaço.

Com o novo marco para o espaço, a Associação valeu-se de recordar um pouco da história do local. A reivindicação para criação da Feira ocorreu na década de 1940 quando Dourados consolidava-se como importante área agrícola e comercial. Atas de reuniões da Aced, datadas em 1948, apontam discussões para implantação da primeira feira livre do município, visando oportunidades para os pequenos produtores rurais, ampliação da oferta de alimentos para a população e fortalecimento da economia local.

A primeira edição da Feira Livre ocorreu em 15 de agosto de 1948, na Praça Antônio João, um grande feito para o desenvolvimento econômico de Dourados. Desde então se passaram quase 80 anos e o espaço passou por vários endereços, mas sempre mantendo tradição, qualidade em produtos, integrando campo e cidade e cada vez mais incorporando novos negócios.

O presidente da Aced, Everaldo Leite Dias, finaliza ainda ao destacar que o investimento representa “ valorização da história e investimento no futuro da cidade”.

Sobre a obra

Trata-se de mais uma obra parada há anos, que foi retomada pelo prefeito Marçal Filho, em Dourados, com foco em melhorias em infraestrutura para a população. O investimento total será de R$ 3.479.500,24, com parte dos recursos garantidos pela senadora Soraya Thronicke, além de R$ 56.400,32 em contrapartida do município. A intervenção contempla uma área de 3.795 metros quadrados e permitirá a conclusão da estrutura, proporcionando mais conforto, segurança e melhores condições de trabalho aos comerciantes, além de um atendimento mais adequado aos consumidores.

O projeto prevê a instalação da cobertura com telhas de aço galvanizado, além da execução das instalações elétricas e hidrossanitárias, implantação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), conhecido como para-raios, e do sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico, ações que devem ser feitas em um prazo estimado de três meses. A empresa responsável pela execução dos trabalhos será a CR Arquitetura e Construção Ltda.

Antiga reivindicação dos feirantes e da população que frequenta a Feira Central, a retomada marca um grande passo para um dos mais tradicionais espaços de comercialização, lazer e convivência de Dourados.

Aced destaca retomada das obras da Feira Livre pela Prefeitura de Dourados
Presidente da Aced, Everaldo Leite Dias e prefeito Marçal Filho durante assinatura da ordem de serviço das obras da Feira Central

Leia também

Últimas Notícias