17.7 C
Dourados
quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Cidade pode mudar de nome e dar fim a confusão histórica em MS

Rio Verde de Mato Grosso pode mudar de nome para Rio Verde do Pantanal. A proposta já foi aprovada pela Prefeitura e Câmara. Agora Assembleia Legislativa quer ouvir a população por meio de um plebiscito.

Rio Verde de Mato Grosso, cidade que fica em Mato Grosso do Sul, cidade a 194 km de Campo Grande, discute mudar o nome para não ser confundida como um município do estado vizinho, Mato Grosso.

No Centro-Oeste existem três cidades com os nomes semelhantes:

  • Lucas do Rio Verde, que fica em Mato Grosso
  • Rio Verde, que fica em Goiás
  • Rio Verde Mato Grosso, que é em Mato Grosso do Sul

Proposta de mudança aprovada

A proposta já foi aprovada pelo prefeito, Antônio Sabedotti Fornari, e pela Câmara de Vereadores. O projeto de lei também tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems). Agora, caberá à população expressar o que acha da iniciativa.

Nesta terça-feira (24), o presidente da Alems, Gerson Claro, pediu ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) a realização de um plebiscito na cidade, para que os moradores votem “sim” ou “não” sobre a proposta.

Se a população aprovar a mudança, a Câmara de Vereadores deve aprovar um projeto de lei municipal e o prefeito sancionará a nova denominação, que passa a ter efeito legal.

O prefeito da cidade afirmou que a troca do nome não é apenas um “desejo simbólico”, mas representa um “anseio legítimo e atual da comunidade local”.

Ele também destacou que a mudança é necessária, pois o município não está localizado no estado de Mato Grosso, o que causa confusão com outros estados e “prejudica o sentimento de pertencimento dos cidadãos de Mato Grosso do Sul”.

Fonte: Nadine Lopes, Adriano Fernandes, g1 MS e TV Morena

Leia também

Últimas Notícias