O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para baixa umidade do ar em Dourados nesta quarta-feira (25). O aviso vale das 11h até as 18h e indica que a umidade relativa do ar pode ficar entre 30% e 20%, o que já representa um nível preocupante.
Na terça-feira (24), a situação também foi crítica. Dados do Guia Clima da Embrapa mostraram que a umidade chegou a apenas 18% durante. Isso mostra que o tempo seco em Dourados está mais severo do que o normal para o período.

Além do ar seco, o frio também continua presente. O Inmet mantém o alerta de onda de frio, com temperaturas até 5ºC abaixo da média histórica, e a previsão é de que esse cenário continue por pelo menos mais dois dias.
Apesar de junho já ter registrado um volume de chuva acima da média, foram 93,7 milímetros acumulados até esta terça-feira (24), enquanto o normal para o mês é de 69 mm, Dourados enfrenta um período de estiagem.
Há oito dias não chove de forma significativa na cidade, ou seja, com volumes acima de 5 milímetros. A última precipitação expressiva ocorreu no dia 16 de junho.
A evapotranspiração, que representa a perda de água para a atmosfera, também já acumula 55,1 milímetros no mês, contribuindo para a secura no ambiente.
Fonte: Dourados News